segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Presidenciais: Junta de Freguesia de Gouveia fez queixa à CNE por discordar da constituição das mesas de voto


Gouveia, Guarda, 17 jan (Lusa) - A Junta de Freguesia de S. Pedro, Gouveia, apresentou queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra o presidente da Câmara, o social-democrata Álvaro Amaro, por discordar da nomeação dos membros das mesas das Assembleias de Voto.
Segundo o presidente da Junta de S. Pedro (PS), João Amaro, "cabe ao presidente da Câmara Municipal a designação dos membros das Mesas de Voto quando se trata da eleição do Presidente da República" mas a nomeação verificada no concelho de Gouveia "não obedeceu" aos procedimentos "de imparcialidade, equidade e igualdade entre as candidaturas".
"Na generalidade das mesas de voto, é notória a designação exclusiva de elementos afetos a uma só candidatura", disse hoje à Lusa João Amaro, que para além de presidente de Junta também desempenha as funções de chefe de gabinete do governador civil da Guarda.
O autarca contou que, nos termos da lei, "reiteradamente" alertou e solicitou ao presidente da Câmara de Gouveia "que refizesse a composição das mesas de voto" mas, "perante a obstinação do principal responsável pelo executivo camarário" apresentou queixa na CNE e participou o caso ao Tribunal Constitucional.
Contactado hoje pela Lusa, o presidente da Câmara de Gouveia, Álvaro Amaro, assegurou que aceitou "todas as indicações e sugestões de pessoas" indicadas pelas diferentes candidaturas para a constituição das mesas de voto no concelho.
"Aceitei as sugestões de um colega dele [João Amaro] eleito pelo PS, da candidatura de Francisco Lopes e de Cavaco Silva. O senhor João Amaro não me mandou nada e reclamou depois de ter recebido a constituição das mesas", explicou.

Sem comentários: