sábado, 25 de dezembro de 2010

Crianças de Moimenta assistiram à libertação de uma coruja

A Unidade de Apoio à Infância da Fundação D. Laura dos Santos, em Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, foi o ponto de encontro para a libertação, no passado dia 6, de uma coruja-das-torres (Tyto alba). Esta ave foi encontrada por um particular e entregue no Parque Biológico de Gaia, tendo sido posteriormente encaminhada até ao Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia. Já neste Centro, o seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada para que houvesse um normal desenvolvimento das penas, que se encontravam muito danificadas. Durante o tempo em recuperação foi colocada em contacto com aves da mesma espécie, de forma a não perder comportamentos típicos da natureza, e realizou treinos de voo e caça.

No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 100 pessoas, na sua maioria alunos do ATL e creche da Fundação D. Laura dos Santos e ATL da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), e respectivos funcionários de ambas as instituições, tendo a coruja-das-torres sido baptizada de “Moimenta”.

Depois da coruja-das-torres ter sido devolvida à natureza, e tendo em conta a época natalícia, foram entregues às crianças peluches que haviam sido oferecidos ao CERVAS por um particular da região de Lisboa.

Concerto de Natal em Vila Nova de Tazem

A Banda Filarmónica de Vila Nova de Tázem actua este Domingo, a partir das 16h00, no Centro Cultural daquela freguesia do concelho de Gouveia, fazendo este espectáculo parte da série de concertos de Natal que a Fundação INATEL tem vindo a promover em parceria com alguns centros de cultura e desporto seus filiados e a Câmara Municipal de Pinhel.

GNR de Gouveia deteve 3 jovens

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Gouveia deteve três jovens suspeitos de terem furtado vários estabelecimentos da restauração do concelho. Dois de 18 anos e um de 17 anos, foram constituídos arguidos.

Valhelhas recebe Juventude Socialista da Guarda em debate sobre a Serra da Estrela

A Juventude Socialista da Guarda em colaboração com a congénere de Castelo Branco organiza este fim-de-semana a "Winter Fest JS" onde serão debatidos temas sobre o Turismo e a Sustentabilidade bem como as questões da Regionalização e Interioridade. Farão parte de oradores Jorge Patrão actual presidente do Turismo da Serra da Estrela, Pedro Carvalho, subdirector do Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ainda contará com as presenças de Jorge Lacão, Ministro dos Assuntos Parlamentares, António Santinho Pacheco ( Governador-Civil da Guarda), Eduardo Brito (ex-presidente da Câmara Municipal de Seia) e Esmeraldo Carvalhinho (presidente da Câmara Municipal de Manteigas).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Loja Social de Gouveia recolheu 500 sacos

A iniciativa de recolha de donativos alimentares levada a cabo este domingo, dia 19 de Dezembro, pela Loja Social em quatro estabelecimentos comerciais de Gouveia, permitiu recolher cerca de 500 sacos, tendo o Municipio de Gouveia referido que a iniciativa foi um sucesso, esta primeira campanha, da loja recentemente inaugurada.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Autarcas mandam avançar obras ilegais_O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e o vereador João Esgalhado estão acusados

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e o vereador João Esgalhado estão acusados pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra (DIAP) de facilitar a construção de obras ilegais através do arquivamento dos processos de contra-ordenação levantados pelos serviços de fiscalização da autarquia.

Em causa estão quatro crimes de prevaricação: Carlos Pinto responde por um ilícito e João Esgalhado por três. Os factos referidos na acusação respeitam ao período de 1999 a 2003. Uma das obras investigadas pela PJ do Centro foi a ampliação do Hotel das Penhas da Saúde, da responsabilidade da Turistrela, que avançou com os trabalhos sem licenciamento municipal.

Após uma fiscalização dos serviços camarários, foi elaborado um processo de contra-ordenação, depois arquivado por Carlos Pinto. O DIAP acusa-o de facilitar a construção "independentemente das ilegalidades e irregularidades existentes". Carlos Pinto diz que a acusação "é uma fantasia jurídica" e já requereu a instrução do processo. "Sei o que fiz e sei o que faço. A senhora magistrada está a fantasiar", afirma o autarca. Segundo a acusação, a empresa já antes tinha iniciado sem licença a construção de casas de férias em terrenos inseridos em zona de protecção paisagística do Parque Natural da Serra da Estrela.

Os fiscais elaboraram os autos e algumas obras foram embargadas. No entanto, um despacho do vereador João Esgalhado autorizou, "a título excepcional", a sua conclusão, "tendo em consideração a potencial degradação que as condições climatéricas da zona poderão provocar".

O arguido conferiu à empresa "uma autorização ilegal e indevida para prosseguir as obras, mesmo as que estavam embargadas", tendo determinado o arquivamento de 18 processos de contra-ordenação com o argumento de que a situação do licenciamento estava regularizada.

SPORTING DE VINHÓ - 75º ANIVERSÁRIO

SPORTING CLUBE DE VINHÓ

vinho_logo_350
É com enorme orgulho que me dirijo a todos os sócios e simpatizantes do nosso clube neste momento tão especial das nossas vidas enquanto Vinhoenses.
O Sporting Clube de Vinhó tem as suas origens no longínquo ano de 1936, fará no próximo dia 1 de Janeiro 75 anos de existência. Esta colectividade está inserida no coração da Serra da Estrela e representa para todos os Vinhoenses uma referência, um modo de vida.
Olhar em frente para o futuro é um desafio constante, uma busca constante do melhor, para servir melhor. Assim é este site do Sporting Clube de Vinhó.
Com grande interactividade, este espaço pretende ser um ponto de encontro com todos os Vinhoenses, um reencontro com a nossa terra, um regresso às origens.
Foi a pensar nos Vinhoenses em especial naqueles que à procura de uma vida melhor deixaram a nossa freguesia, foi a pensar no passado, foi a pensar em todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a grandeza do nosso Clube, foi pensar em todos vós, que decidimos criar este novo espaço.
Termino, desejando a todos vós, um Santo Natal e um ano de 2011 cheio de venturas.
Pelo Sporting Clube de Vinhó ‘’ Sempre’’
O Presidente
Carlos Nogueira

Gala Distrital do Bombeiro

concedido à organização do Acampamento da Juvebombeiro realizado no Sabugal nos dias 27 a 30 de Agosto, do corrente ano e os Bombeiros do Sabugal pela organização desse evento, também foram homenageados.
e8df3dba85aa1786b86b609f2e7d9a3d.jpg
A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, que representa 23 associações e seus corpos de Bombeiros, constituídos por mais de 3000 directores e 3247 bombeiros dos quadros de honra de comando, activo, honra e reserva, realizou a sua primeira Gala em Folgosinho (Gouveia) na sexta-feira, 10 de Dezembro, onde estiveram presentes representantes dos corpos de bombeiros, dirigentes e o Governador Civil da Guarda Santinho Pacheco.
O ponto alto desta 1.ª Gala Distrital do Bombeiro, foi a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Governo Civil da Guarda e a Federação de Bombeiros do Distrito.
Santinho Pacheco e Gil Barreiros assinaram o respectivo protocolo, onde consta: «Anualmente, a Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda compromete-se a levar a efeito uma solenidade que designará de “Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda” e que terá por fim a homenagem a todos os que se destacaram, durante o ano, em prol do movimento Associativo e dos Bombeiros e na defesa de pessoas e bens.
O Governo Civil do Distrito da Guarda compromete-se a financiar a realização de tal Gala, como contributo e reconhecimento do esforço e sacrifício que os Bombeiros do Distrito evidenciaram no desempenho da sua abnegada acção.
A Gala terá lugar em local a indicar, anualmente, pelo Governo Civil.
A organização e desenvolvimento do evento serão da responsabilidade da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda»
Os homenageados nesta 1.ª Gala foram:
O subchefe Nuno Filipe Oliveira Marques, delegado distrital da Juvebombeiro.
A Câmara Municipal do Sabugal – representada por Delfina Leal, vice-presidente – e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal – representada por Luís Carriço, presidente da Direcção – por ter arcado em tempo recorde a organização do acampamento da Juventude e o encontro do Quadro de Honra, que tiveram lugar entre os dias 27 a 30 de Agosto no Sabugal.
Uma família da responsabilidade de Maria de Fátima Oliveira e Paulo César Oliveira, com 16 elementos no voluntariado dos bombeiros, (talvez a família mais numerosa nos bombeiros de Portugal), todos pertencentes à mesma família que prestam serviço no distrito da Guarda na corporação de Vila Nova de Tazém. Os 14 elementos da família Oliveira que marcaram presença (com idades entre os cinco e os 60 anos) alinharam perante todos os participantes para um merecido aplauso.
O comandante Seara Pires, destacado dirigente associativo.
A Câmara Municipal da Guarda, representada pelo presidente Joaquim Valente, pelos préstimos junto da Federação.
Santinho Pacheco, governador civil da Guarda, foi o último homenageado que ouviu amplos elogios dos responsáveis pela Federação e corporações dos Bombeiros pela «disponibilidade e preocupação que sempre demonstrou ter para auxiliar os bombeiros na resolução de alguns dos múltiplos problemas com que nos temos confrontado».
De referir ainda a presença nesta 1ª GALA: Dr. Paulo Hortênsio (vice-presidente da liga dos Bomb. de Portugal), Dr. Gil Barreiros (Prs. da Fedr. do Distrito da Guarda), Dr. Álvaro Guerreiro (Prs. do Conselho Jurisdicional da Liga dos Bombeiros Portugueses), Prof. Madeira Grilo (Prs. da Assembleia-geral da Federação), Comt. Fonseca (Comt. Operacional do distrito da Guarda (ANPC), Dr. Carlos Valente (Prs. da Câmara da Guarda), Dr. Tadeu (vice-presidente da Câmara de Gouveia), o Sr. Coronel Monteiro Antunes (Comt. Distrital da GNR), Prof. Mª. Benedita Rito Dias (Pres. Bomb. V. do Soito), Eng. Rosa Saraiva (Dir. das Estradas da Guarda), Eng. Pedro Lopes (Vice-presidente do INEM), Rev. Padre Morais ( Pároco de Folgosinho, o Prs. da Junta de Freguesia de Folgosinho e entre outros, muitos Comandantes e Dirigentes de várias Corporações do Distrito.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Concertos de Natal em várias localidades do Distrito da Guarda

A Fundação Inatel organiza, em parceria com alguns Centros de Cultura e Desporto filiados e a Câmara Municipal de Pinhel, uma série de Concertos de Natal que espalharão, através da música, a mensagem natalícia e aproximarão os membros das comunidades.
Assim, a Casa da Cultura de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, recebe no sábado, dia 18, a Fanfarra Nemfánemfum, Escolinha de Artes e Orquestra de Guitarras da freguesia, a partir das 21.30 horas. No domingo, pelas 15h, a sede da Associação Cultural de Vila Verde (Seia) recebe uma actuação da Associação Musical Juvenil de Tourais, enquanto o Orfeão de Seia dá um concerto no Cine-Teatro S. Luís, em Pinhel, às 16h. Na mesma tarde, a partir da 16.30h, o auditório do Centro Cívico de Manteigas é palco de um espectáculo pela Escola de Música da Associação Filarmónica Popular Manteiguense, o salão do Centro Dia de Paços da Serra (Gouveia) recebe a Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra (17h) e a Orquestra Ligeira de Gouveia estará no Cine-Teatro daquela Cidade (21.30h).
Outros concertos terão lugar nos dias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro. No dia 26, pelas 16 horas, o Centro Cultural Vila Nova de Tazem (Gouveia) recebe a Banda Filarmónica da freguesa e, no dia 2, às 16.30h, a Orquestra de Cordas da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) actua na Igreja Paroquial da Castanheira (Guarda).

Em Vila Nova de Tazem Falta o espelho!

O suporte está lá, mas falta o principal: o espelho. Isto passa-se na rua que atravessa Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, sendo esta falha bem visível a partir da Avenida João de Deus Borges Baptista (Padre João). Saliente-se que um espelho de trânsito, colocado na intersecção de vias, é um equipamento importante para facilitar a visibilidade em termos de circulação rodoviária.