quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

1º Passeio BTT em Figueiró da Serra


Realizou-se no passado dia 17 de Maio em Figueiró, o 1º passeio BTT.
O evento foi organizado pelo Clube Desportivo de Figueiró e pela dona Cristina Oliveira, uma iniciativa muito bem recebida pela população em geral, especialmente pelos mais jovens, que reuniu cerca de 38 participantes.
Os participantes tiveram direito ao pequeno-almoço, almoço e jantar.
O percurso consistia na saída de Figueiró em direcção à “ Quinta do Pardal “, de seguida em direcção a Linhares da Beira, descer pela “Calçada Romana” em direcção ao “ Caminho da Vila “, passar pelo “ Chão do Ribeiro “, cemitério da Carrapichana, rumar à Portela, descer aos “ Covais” e chegar aos “ Vales “.
A organização agradece às cozinheiras que confeccionaram as refeições e a todos aqueles que participaram, desejando que tenha sido o primeiro de muitos passeios pela nossa linda aldeia.
Teve um patrocínio de três padeiros da região que ofereceram o pão para o lanche, e da junta de Freguesia de Figueiró da Serra.

By: http://figueirodaserra.com.pt

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Maratona Gouveia


Estão abertas as inscrições para a Maratona de BTT Instituto de Gouveia com data marcada para 22 de Maio de 2011.

A organização deste evento pertence ao IG - Escola Profissional de Gouveia, com a estreita colaboração do Clube de Praticantes de BTT de Gouveia 'BTTribo'.

Algumas informações ja se encontram disponíveis, outras serão disponibilizadas gradualmente, procurando responder a todas as duvidas e questões relacionadas com a realização deste evento. 
Este passeio de BTT irá contar com 3 opções de percurso com níveis de dificuldade física e técnica distintos. As distancias previstas são as seguintes:

Maratona - 70 Km (nível de dificuldade Difícil)

Meia-maratona - 40 Km (nível de dificuldade Médio)

Mini-maratona - 25 Km (nível de dificuldade Fácil)

Valor da Inscrição: 20€ por participante Inclui Jersey personalizado do evento, acesso aos percursos marcados, frontal, almoço, reforços energéticos, banhos e lavagem de bicicletas, seguro, lembranças, estadia no Parque de Campismo do Curral do Negro.

Mais informações em : http://www.maratonabttgouveia.com/

Gouveia - 26 Fevereiro - Banda da Armada Portuguesa em Concerto - 21h30

Colecção de Receptores Radiofónicos

Em Vila Meã está localizada mais uma grande colecção de receptores de Telefonia Sem Fios. São mais de 2000 aparelhos, cujo mais antigo remonta a 1912. O proprietário desta vasta colecção é Victor Queirós, um empresário textil que tem gosto pela electrónica. A colecção começou a ser construída há 11 anos e agora é uma das maiores em Portugal e muito provavelmente no mundo.

Existem outras colecções de relevo em Portugal. Para além do espólio do extinto Museu da Rádio, que agora está à guarda do  Museu da RTP, existem outras como a de Sansão Vaz (Valença), a de Manuel Silva (Vagos), a de António Augusto da Costa (Vila Nova de Tazém), a de António Maria Rodrigues (Gafanha da Nazaré), e, certamente, muitas mais existirão em Portugal.

De recordar que em Portugal existem muitos aparelhos que são, hoje, extremamente raros, pois devido à Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) milhares de aparelhos foram destruídos nos países afectados por estes conflitos, o que não aconteceu em Portugal.

Nespereira vence em Celorico na série B

Os resultados da série B da IIª Divisão do Distrital da Guarda são:

Celoricense 0 – Nespereira 1
Paços da Serra 1 – S. Romão 0
Santa Comba 3 – Abadense 1
Seia 2 – Figueiró 0
Folgou o Teixeirense

Na classificação geral, o Nespereira e o Seia partilham a liderança com 25 pontos, à frente do Paços da Serra (24) e do Celoricense (22).


By: http://noticias.nunoprospero.com

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Elevação da cidade de Gouveia


O 23º aniversário da elevação de Gouveia a cidade contará com a presença  do Bispo da Guarda D. Manuel Felício, será orador convidado, cujo tema da sua intervenção será "Ética do empreendedorismo na construção da cidade”.
A 1 de Fevereiro por ocasião da festividade será ainda apresentado o Prémio de Pintura Abel Manta 2011, prémio que passou a bienal.

Prova da taça de portugal de Orientação

Passo a palavra que 5 e 6 de Fevereiro de 2011 o concelho de Gouveia irá receber uma prova da taça de portugal de Orientação.

São esperados cerca de 800 atletas, existindo já intenções de participação por parte de atletas internacionais da Selecção Nacional Austríaca, o campeão do mundo de distância Longa Olav Lundanes (Noruega) e Romenos.

A prova é aberta a toda a população (mesmo aqueles que desconhecem a modalidade se poderão iniciar neste evento) e de todas as idades (desde os 5 aos 90 anos, qualquer pessoa poderá participar). Por isso mesmo, agradece-se toda a ajuda na divulgação da prova junto da população de Gouveia e arredores.

Relativamente à divulgação, poderão encontrar mais informação:
* Facebook - Existe o evento criado e uma página. Na página 'I Meeting de Orientação de Gouveia (Empresa)' temos vindo a actualizar com algumas informações e fotos de locais chave do evento.

Podem ainda encontrar o primeiro buletim da prova em:

Venham juntar-se a este grande evento no Concelho de Gouveia.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Reis e Silva (Equipa CPOC)

Website da Federaçao Portuguesa de Orientaçao - www.fpo.pt

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Presidenciais: Junta de Freguesia de Gouveia fez queixa à CNE por discordar da constituição das mesas de voto


Gouveia, Guarda, 17 jan (Lusa) - A Junta de Freguesia de S. Pedro, Gouveia, apresentou queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra o presidente da Câmara, o social-democrata Álvaro Amaro, por discordar da nomeação dos membros das mesas das Assembleias de Voto.
Segundo o presidente da Junta de S. Pedro (PS), João Amaro, "cabe ao presidente da Câmara Municipal a designação dos membros das Mesas de Voto quando se trata da eleição do Presidente da República" mas a nomeação verificada no concelho de Gouveia "não obedeceu" aos procedimentos "de imparcialidade, equidade e igualdade entre as candidaturas".

Dia Internacional da Língua Materna - 21 de Fevereiro

A Biblioteca de Vila Nova de Tazem, em parceria com os docentes de Língua Portuguesa,vai realizar,de 21 a 25 de Fevereiro, o Concurso "Caça ao Tesouro".
Para além do concurso, haverá outras actividades.
Informa-te junto do teu professor de Língua Portuguesa ou na Biblioteca.
Participa!!

Nunca a abstenção atingiu um valor semelhante

Quando se fala em eleições, fala-se de vitórias e derrotadas, em democracia é assim que funciona, e sempre funcionará, a luta pelo o poder vem desde sempre muito antes da democracia, vem desde que o humano existe à face da Terra. Quando olhamos para os resultados da noite passada, não consigo ver uma vitória, vejo uma derrota, apenas uma derrota. Uma derrota comum a todos os candidatos, a abstenção ganhou estas eleições e não Cavaco Silva, como todos querem fazer passar, com a sua vantagem suprema sobre toda a concorrência.

Peco desculpa pela inactividade

Peco desculpa pela inactividade e agora vamos voltar ao activo então vai finalmente prosseguir com as notícias actualizadas e espero agradar a todos com esta nova época para mais questões queira contactar-nos ou então enviar um correio electrónico para luis15goncalves@gmail.com muito agradecido e então vemo-nos por ai.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

S. PEDRO PRESIDE À MESA DA ASSEMBLEIA

O Presidente da Junta da nossa Freguesia vai presidir à Mesa do Conselho Geral da Delegação Distrital da Associação Nacional de Freguesias.
O acto eleitoral, ao qual concorreu uma única lista, decorreu no passado sábado (dia 11), na sede da delegação, em Gouveia.
Na presidência da Mesa, João Amaro será coadjuvado pelos Presidentes das Juntas de Freguesia de Vila Cova (Seia) e de Fernão Joanes (Guarda).

sábado, 25 de dezembro de 2010

Crianças de Moimenta assistiram à libertação de uma coruja

A Unidade de Apoio à Infância da Fundação D. Laura dos Santos, em Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, foi o ponto de encontro para a libertação, no passado dia 6, de uma coruja-das-torres (Tyto alba). Esta ave foi encontrada por um particular e entregue no Parque Biológico de Gaia, tendo sido posteriormente encaminhada até ao Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia. Já neste Centro, o seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada para que houvesse um normal desenvolvimento das penas, que se encontravam muito danificadas. Durante o tempo em recuperação foi colocada em contacto com aves da mesma espécie, de forma a não perder comportamentos típicos da natureza, e realizou treinos de voo e caça.

No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 100 pessoas, na sua maioria alunos do ATL e creche da Fundação D. Laura dos Santos e ATL da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), e respectivos funcionários de ambas as instituições, tendo a coruja-das-torres sido baptizada de “Moimenta”.

Depois da coruja-das-torres ter sido devolvida à natureza, e tendo em conta a época natalícia, foram entregues às crianças peluches que haviam sido oferecidos ao CERVAS por um particular da região de Lisboa.

Concerto de Natal em Vila Nova de Tazem

A Banda Filarmónica de Vila Nova de Tázem actua este Domingo, a partir das 16h00, no Centro Cultural daquela freguesia do concelho de Gouveia, fazendo este espectáculo parte da série de concertos de Natal que a Fundação INATEL tem vindo a promover em parceria com alguns centros de cultura e desporto seus filiados e a Câmara Municipal de Pinhel.

GNR de Gouveia deteve 3 jovens

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Gouveia deteve três jovens suspeitos de terem furtado vários estabelecimentos da restauração do concelho. Dois de 18 anos e um de 17 anos, foram constituídos arguidos.

Valhelhas recebe Juventude Socialista da Guarda em debate sobre a Serra da Estrela

A Juventude Socialista da Guarda em colaboração com a congénere de Castelo Branco organiza este fim-de-semana a "Winter Fest JS" onde serão debatidos temas sobre o Turismo e a Sustentabilidade bem como as questões da Regionalização e Interioridade. Farão parte de oradores Jorge Patrão actual presidente do Turismo da Serra da Estrela, Pedro Carvalho, subdirector do Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ainda contará com as presenças de Jorge Lacão, Ministro dos Assuntos Parlamentares, António Santinho Pacheco ( Governador-Civil da Guarda), Eduardo Brito (ex-presidente da Câmara Municipal de Seia) e Esmeraldo Carvalhinho (presidente da Câmara Municipal de Manteigas).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Loja Social de Gouveia recolheu 500 sacos

A iniciativa de recolha de donativos alimentares levada a cabo este domingo, dia 19 de Dezembro, pela Loja Social em quatro estabelecimentos comerciais de Gouveia, permitiu recolher cerca de 500 sacos, tendo o Municipio de Gouveia referido que a iniciativa foi um sucesso, esta primeira campanha, da loja recentemente inaugurada.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Autarcas mandam avançar obras ilegais_O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e o vereador João Esgalhado estão acusados

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e o vereador João Esgalhado estão acusados pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra (DIAP) de facilitar a construção de obras ilegais através do arquivamento dos processos de contra-ordenação levantados pelos serviços de fiscalização da autarquia.

Em causa estão quatro crimes de prevaricação: Carlos Pinto responde por um ilícito e João Esgalhado por três. Os factos referidos na acusação respeitam ao período de 1999 a 2003. Uma das obras investigadas pela PJ do Centro foi a ampliação do Hotel das Penhas da Saúde, da responsabilidade da Turistrela, que avançou com os trabalhos sem licenciamento municipal.

Após uma fiscalização dos serviços camarários, foi elaborado um processo de contra-ordenação, depois arquivado por Carlos Pinto. O DIAP acusa-o de facilitar a construção "independentemente das ilegalidades e irregularidades existentes". Carlos Pinto diz que a acusação "é uma fantasia jurídica" e já requereu a instrução do processo. "Sei o que fiz e sei o que faço. A senhora magistrada está a fantasiar", afirma o autarca. Segundo a acusação, a empresa já antes tinha iniciado sem licença a construção de casas de férias em terrenos inseridos em zona de protecção paisagística do Parque Natural da Serra da Estrela.

Os fiscais elaboraram os autos e algumas obras foram embargadas. No entanto, um despacho do vereador João Esgalhado autorizou, "a título excepcional", a sua conclusão, "tendo em consideração a potencial degradação que as condições climatéricas da zona poderão provocar".

O arguido conferiu à empresa "uma autorização ilegal e indevida para prosseguir as obras, mesmo as que estavam embargadas", tendo determinado o arquivamento de 18 processos de contra-ordenação com o argumento de que a situação do licenciamento estava regularizada.

SPORTING DE VINHÓ - 75º ANIVERSÁRIO

SPORTING CLUBE DE VINHÓ

vinho_logo_350
É com enorme orgulho que me dirijo a todos os sócios e simpatizantes do nosso clube neste momento tão especial das nossas vidas enquanto Vinhoenses.
O Sporting Clube de Vinhó tem as suas origens no longínquo ano de 1936, fará no próximo dia 1 de Janeiro 75 anos de existência. Esta colectividade está inserida no coração da Serra da Estrela e representa para todos os Vinhoenses uma referência, um modo de vida.
Olhar em frente para o futuro é um desafio constante, uma busca constante do melhor, para servir melhor. Assim é este site do Sporting Clube de Vinhó.
Com grande interactividade, este espaço pretende ser um ponto de encontro com todos os Vinhoenses, um reencontro com a nossa terra, um regresso às origens.
Foi a pensar nos Vinhoenses em especial naqueles que à procura de uma vida melhor deixaram a nossa freguesia, foi a pensar no passado, foi a pensar em todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a grandeza do nosso Clube, foi pensar em todos vós, que decidimos criar este novo espaço.
Termino, desejando a todos vós, um Santo Natal e um ano de 2011 cheio de venturas.
Pelo Sporting Clube de Vinhó ‘’ Sempre’’
O Presidente
Carlos Nogueira

Gala Distrital do Bombeiro

concedido à organização do Acampamento da Juvebombeiro realizado no Sabugal nos dias 27 a 30 de Agosto, do corrente ano e os Bombeiros do Sabugal pela organização desse evento, também foram homenageados.
e8df3dba85aa1786b86b609f2e7d9a3d.jpg
A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, que representa 23 associações e seus corpos de Bombeiros, constituídos por mais de 3000 directores e 3247 bombeiros dos quadros de honra de comando, activo, honra e reserva, realizou a sua primeira Gala em Folgosinho (Gouveia) na sexta-feira, 10 de Dezembro, onde estiveram presentes representantes dos corpos de bombeiros, dirigentes e o Governador Civil da Guarda Santinho Pacheco.
O ponto alto desta 1.ª Gala Distrital do Bombeiro, foi a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Governo Civil da Guarda e a Federação de Bombeiros do Distrito.
Santinho Pacheco e Gil Barreiros assinaram o respectivo protocolo, onde consta: «Anualmente, a Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda compromete-se a levar a efeito uma solenidade que designará de “Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda” e que terá por fim a homenagem a todos os que se destacaram, durante o ano, em prol do movimento Associativo e dos Bombeiros e na defesa de pessoas e bens.
O Governo Civil do Distrito da Guarda compromete-se a financiar a realização de tal Gala, como contributo e reconhecimento do esforço e sacrifício que os Bombeiros do Distrito evidenciaram no desempenho da sua abnegada acção.
A Gala terá lugar em local a indicar, anualmente, pelo Governo Civil.
A organização e desenvolvimento do evento serão da responsabilidade da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda»
Os homenageados nesta 1.ª Gala foram:
O subchefe Nuno Filipe Oliveira Marques, delegado distrital da Juvebombeiro.
A Câmara Municipal do Sabugal – representada por Delfina Leal, vice-presidente – e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal – representada por Luís Carriço, presidente da Direcção – por ter arcado em tempo recorde a organização do acampamento da Juventude e o encontro do Quadro de Honra, que tiveram lugar entre os dias 27 a 30 de Agosto no Sabugal.
Uma família da responsabilidade de Maria de Fátima Oliveira e Paulo César Oliveira, com 16 elementos no voluntariado dos bombeiros, (talvez a família mais numerosa nos bombeiros de Portugal), todos pertencentes à mesma família que prestam serviço no distrito da Guarda na corporação de Vila Nova de Tazém. Os 14 elementos da família Oliveira que marcaram presença (com idades entre os cinco e os 60 anos) alinharam perante todos os participantes para um merecido aplauso.
O comandante Seara Pires, destacado dirigente associativo.
A Câmara Municipal da Guarda, representada pelo presidente Joaquim Valente, pelos préstimos junto da Federação.
Santinho Pacheco, governador civil da Guarda, foi o último homenageado que ouviu amplos elogios dos responsáveis pela Federação e corporações dos Bombeiros pela «disponibilidade e preocupação que sempre demonstrou ter para auxiliar os bombeiros na resolução de alguns dos múltiplos problemas com que nos temos confrontado».
De referir ainda a presença nesta 1ª GALA: Dr. Paulo Hortênsio (vice-presidente da liga dos Bomb. de Portugal), Dr. Gil Barreiros (Prs. da Fedr. do Distrito da Guarda), Dr. Álvaro Guerreiro (Prs. do Conselho Jurisdicional da Liga dos Bombeiros Portugueses), Prof. Madeira Grilo (Prs. da Assembleia-geral da Federação), Comt. Fonseca (Comt. Operacional do distrito da Guarda (ANPC), Dr. Carlos Valente (Prs. da Câmara da Guarda), Dr. Tadeu (vice-presidente da Câmara de Gouveia), o Sr. Coronel Monteiro Antunes (Comt. Distrital da GNR), Prof. Mª. Benedita Rito Dias (Pres. Bomb. V. do Soito), Eng. Rosa Saraiva (Dir. das Estradas da Guarda), Eng. Pedro Lopes (Vice-presidente do INEM), Rev. Padre Morais ( Pároco de Folgosinho, o Prs. da Junta de Freguesia de Folgosinho e entre outros, muitos Comandantes e Dirigentes de várias Corporações do Distrito.